Euclides Ferraz

O Filho da terra e advogado Euclides Ferraz, concede entrevista ao site oficial de Nazaré do Pico e mostra vários pontos importantes e aponta a importância do museu da Força Volante.
Otimista, Euclides vê com bons olhos o futuro do distrito e aborda outros assuntos que envolve a região.

nazaredopico: Em 2004 você teve a experiência em fundar a Casa do Cidadão, que era uma ONG voltada para as pessoas carentes e prestação serviços de
advocacia gratuita, valeu à pena?

Euclides Ferraz: Valeu sim, a ONG foi importante, gerou empregos a diversas pessoas, mais de mil pessoas foram atendidas na área jurídica e tiveram suas demandas solucionas na justiça, ouve atendimento na saúde, transporte, medicação, calçado, vestuário, e alimentos. Foi gratificante.

nazaredopico: Tem alguma pretensão em retornar a Casa do Cidadão?

Euclides Ferraz: Hoje não.

nazaredopico: Você acredita que o novo aeroporto de Serra Talhada vá entrar em
operação ainda esse ano e que benefício Nazaré do Pico pode aproveitar
nesse cenário?

Euclides Ferraz: Escuto nos bastidores que provavelmente o Aeroporto funcione ainda este ano. O ganho será de todos, porque potencializa o crescimento em todos os setores, inclusive o turismo, onde Nazaré poderá tirar proveito com sua historia.

nazaredopico: Atualmente está em discussão a implantação do museu da Força
Volante na vila de Nazaré do Pico, na sua opinião que tipo de
benefício a localidade ganhará?

Euclides Ferraz: Ganha com o resgate de sua história de luta, de bravos homens que deram suas vidas pela justiça e liberdade do seu povo. Nazaré é historia viva. Eu costumo dizer que o inicio do Cangaço começa em Nazaré entre as forças volantes e o cangaceiro lampião e seus irmãos. A briga com Zé Saturnino era questão de família, a nossa é o Estado contra Lampião.

nazaredopico:  Você anunciou que irá doar ao futuro museu de Nazaré
do Pico os pertences do seu avô Euclides Flor, o que fazer para que
outros familiares façam o mesmo gesto no quesito doação?

Euclides Ferraz: Eu disse que tenho alguns pertences do meu avô que irei doar ao Museu, Quanto aos outros membros da família que façam o mesmo, porque historia é para ser vivida em coletivo. 

nazaredopico: O povo de Serra Talhada cultua muito a imagem do cangaceiro
Lampião, o que parece estranho quando se trata de banditismo, será que
um dia os soldados das volantes, serão reconhecidos na luta contra o
cangaço?

Euclides Ferraz: Primeiro Lampião é historia viva. Quanto ao que ele foi ou deixou de ser, não importa mais. Lampião também foi vitima de injustiça, sendo bandido ou não, fez historia e hoje é reconhecido como o rei do cangaço. As volantes tem papel importantíssimo nesta historia que devemos ter a obrigação de contar e divulgar, afinal somos descendentes da primeira volantes do cangaço.

nazaredopico: Com 101 anos de existência, será que impede o distrito se desenvolver?

Euclides Ferraz: Claro que não. Infelizmente não é o Museu que vai mudar a historia e o desenvolvimento de Nazaré. Precisamos de politicas publicas como: Mais educação, Saúde, trabalho, assistência social, que depende de uma boa politica administrativa dos governos e de seus lideres e moradores.

nazaredopico: Se você fosse prefeito qual seria a sua primeira providência para
que o distrito desenvolvesse?

Euclides Ferraz: Quero dizer que não pretendo almejar tal cargo. Mas acho que uma politica de expansão imobiliária com área de terras do entorno deveria ocorrer, para surgir mais residências, comércios, quem sabe indústrias, Fabricas, oficinas de motos e de auto. Eu mesmo, já tentei construir um Posto de Gasolina em Nazaré e nunca consegui um pedaço de chão lá, isso geraria empregos e  desenvolvimento para o Distrito, abriria espaço para, lava jato, borracharias, lanchonetes,  tudo agregado a esse tipo de empreendimento.

nazaredopico: Advogar ou fazer política qual é o trabalho mais árduo?

Euclides Ferraz: Ambos são prazerosos, Advogar é o exercício da profissão e, a politica o exercício de ajudar de melhorar de desenvolver sua comunidade.

nazaredopico: Como filho da terra (Nazaré do Pico) que tipo de ideia você
implantaria na Vila?

Euclides Ferraz: A de consciência de crescimento com união, afinal somos todos um. Uma só família.

nazaredopico: Uma qualidade e uma virtude de Euclides Ferraz?

Euclides Ferraz: Uma Qualidade ser respeitoso. Uma virtude ser Otimista

nazaredopico: O que você acha da expansão da igreja evangélica na Vila de Nazaré do Pico, a que se deve, já que o local é prevalecido pelos católicos?

Euclides Ferraz: Vivemos num Estado laico onde todos os seus cidadãos igualmente, independentemente de sua escolha religiosa vivam em harmonia se respeitando Quanto a presença da chegada da Igreja Evangélica em Nazaré vejo como benção de Deus.

nazaredopico: Posto de Saúde sem funcionar, escola na mesma situação, você
acredita que funcionará um dia?

Euclides Ferraz: Isso é uma questão grave de gestão publica, não importa se foi do governo anterior, ou se é do atual gestor. Alguma coisa deve ser feita, tipo: A câmara de Vereadores cobrar do atual governo providencias, a população cobrar do Ministério Publico Estadual do Tribunal de Contas, levar ao conhecimento da Imprensa.

nazaredopico: A história mostra que a união sempre foi algo bastante favorável
na sociedade, será que em Nazaré do Pico entrará nesse processo?

Euclides Ferraz: Nazaré já faz parte deste processo, Nazaré é uma só família. Basta alguns egos serem diminuídos e tudo segue seu caminho natural. Mas, já somos prevalecidos pela união, a historia diz isso.

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui