Texto escrito por Delcy Vilas Boas Magalhães

Como diria o Historiador Marc Bloch: “A História é a ciência do Homem no tempo.” Logo, percebemos que analisar a História através da cultura e raízes de um povo/sociedade é uma tarefa vital para a compreensão de sua formação, a preservação do seu passado é fundamental para o presente e futuro desse povo. Imbuídos desse sentimento os filhos de Nazaré do Pico lutam há anos e anos para a construção de um Museu que honre, dignifique e eternize a História dessa gente tão guerreira, um povo que é berço e fonte de conhecimento para entendermos um importante período historiográfico do Brasil, em especial do Nordeste Brasileiro.

Em busca desse sonho, Nazaré do Pico tem se unido, deixando vaidades e diferenças de lado, somando esforços em diversas áreas, construindo dia a dia alicerces para que esse projeto saia do papel e vire uma realidade. A Associação Amigos de Nazaré do Pico (ANP), representada por Cristina Lira, o Vereador Pedro Henrique, o Deputado e atual Secretario de Turismo, Rodrigo Novaes, estão buscando em um grande esforço construir parcerias e criar entendimentos e condições para a criação do museu.

Nazaré do Pico merece ter sua História preservada, muito sangue, suor e lutas marcaram a caminhada desse povo, que por uma vida digna, honesta e de paz, enfrentou inimigos violentos e sanguinários, um povo que viu os seus jovens dar a vida no passado para que Nazaré pudesse sonhar com um futuro. A luta por essa conquista não é fácil, mas nunca esteve tão próxima.

 

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui