Nascido em 3 de julho de 1913 na Fazenda Jenipapo, distrito de Nazaré do Pico, município de Floresta do Navio. Filho de Antônio Gomes Jurubeba(Gomes Jurubeba) e Luciana Maria de Jesus. Cursou o primário na Escola Luiz Soriano de Lopes Ferraz. Viveu uma infância tranquila até o dia em que vários jovens foram recrutados para combater a família Ferreira, inclusive Lampião.
Entrou na carreira militar no dia 16 de julho de 1931, e seguiu para o Estado da Bahia sob o comando do seu parente e compadre Manoel de Souza Neto, onde travaram vários combates com o grupo de Lampião.
Entre várias passagens sobre o cangaço, o Tenente João Gomes de Lira deixou uma obra literária importante pelo qual mostra um acervo relevante sobre à sua passagem na Força Volante de Nazaré do Pico e ao mesmo tempo períodos da época pesquisado e vivenciado pelo próprio autor.
O Livro Memórias de um Soldado de Volante teve sua primeira edição lançada em 1990 pelo qual até hoje ainda está à venda com sua mais recente edição.

  1. Venda pela OLX, Clique aqui

2. E-mail: carqueja@nazaredopico.com.br

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui