nazaredopico

nazaredopico

Praça Antônio Gomes Jurubeba, S/N - 3º Distrito de Nazaré do Pico - Floresta - PE
Fale conosco pelo e-mail: carqueja@nazaredopico.com.br

 

Bar de primeira qualidade de comidas caseiras a lanches, localizado na COHAB da vila de Nazaré do Pico as margens a PE-390 que dar acesso a Serra Talhada e Floresta. 

Chuvas que cairam nessa madrugada na região de Nazaré do Pico renova mais uma vez a esperança da população que vive no local com o sofirmento da seca que já dura mais de 6 anos.
Os primeiros córregos e riachos já começam a encher e as folhagens da vegetação da caatinga, já começa a aparecer cada vez mais intenso. Mesmo sendo longe do ideal, já que à terra já estava bastande seca, essas chuvas dar um fio de esperança que o inverno promente ser um ano bom para quem vive basicamente da cultura do milho e feijão.

sdomingos

Na vila sede em Nazaré do Pico, 45 Km da cidade Floresta(PE), após quase um dia de intenso trabalho com à retirada do lixo da rua e do seu entorno e contando com a orientação de Rômulo Ferraz  e sua prima Nancy administradora distrital, vem desempenhando um trabalho bastante significativo junto à comunidade nazarena.
Vale lembrar que à limpeza na vila sede é uma reinvidicação da população e hoje é visto como um dos problemas crônicos que à vila enfrenta, pelo qual acarreta risco à saúde. Como o lixo tem efeito acumulativo, é sempre importante que a ação da prefeitura seja intensificada nessa área, mesmo enfrentando dificuldades financeiras devido à crise.   

limpeza18022018
    

Ficou muito comum em todo Brasil encontrar obras inacabadas espalhadas em cada Estado da Federação, pelo qual caracteriza o desperdício do dinheiro do contribuinte que pagam elevadas taxas de impostos não encontrando o retorno devido como deveria ser. 
Em Pernambuco podemos citar a transposição do Rio São Francisco, a Transnordestina, o transporte do BRT e o transporte fluvial do Rio Capibaribe, foram várias obras que ficaram paradas com à vinda da crise de 2015, aumentando a quebradeira da frágil economia que encontrava o país no momento.  
Em Nazaré do Pico, 3º distrito da cidade de Floresta (PE), não ficou longe da situação que ocorreu e ainda ocorre em todo país, pelo qual foi capitado recursos importantes para implantação de um posto de saúde (a nível da UPA), uma quadra simples poliesportiva e uma escola. 
No caso da nova Escola Terezinha de Souza Lira, segundo mostra à placa de sua inauguração, foi entregue pela prefeitura em dezembro 2016 com 92,3%, para ser concluída e ficaria disponível aos estudantes, até porque faltava pouco mais de 7,7% para que à escola entrasse em atividade para os alunos que moram na vila ou na zona rural do distrito, já iniciando o ano letivo em fevereiro de 2017. 
O desafio hoje com um ano de atraso, é colocar à escola em atividade para que os alunos possam usufruir da modernidade que no local foi implantado progredindo para o melhoramento da educação no município de Floresta e baixando gradativamente o analfabetismo e oferecendo educação de qualidade aos jovens dos ensinos fundamental e médio.
Quanto ao posto de saúde, a importância do seu funcionamento é fundamental, muito embora segundo moradores que acompanharam o início da obra, foi colocado em questionamento à estrutura de sua construção, se realmente é seguro ou não colocando em risco os profissionais e os pacientes que por ventura seriam atendidos. 
É bastante evidente tanto à escola como o posto de saúde, sejam inaugurados em atividade plena para os seus profissionais trabalhem dando condições e qualidade no serviço público.  

placa

 DSCF3564DSCF3569DSCF3570DSCF3584DSCF3594
  

Foi realizado no último sábado(22/01), na Fazenda Carnaúba, município de Custódia (PE), a III Confraternização da geração de filhos do casal, hoje falecidos, do Tenente João Gomes de Lira e Gisélia Amaral de Lira.
A confraternização tem por finalidade, aproximar e trazer a união das novas gerações do casal que era bastante querido no distrito de Nazaré do Pico.
O encontro ficou marcado por várias emoções entre os parentes que prometeu dar continuidade ao mesmo evento em 2019. 
 
liras5

liras6

liras7

liras8

liras9

liras10


liras13liras12

Em jogo apático que tinha total condição de passar para a grande final do campeonato serra-talhadense de futebol da 1ª divisão, já que havia ganho a primeira partida de ída pelo escore de 1x0, a equipe do Nazaré Futebol Clube perde para o Real Desportivo pelo placar de 3x1 e incrivelmente é desclassficado da competição. O sonho da conquista do seu primeiro título tem o fim de linha cujas as pretenções caiu em uma realidade cruel para o escrete nazareno alvi-azul.  
Do lado do Real Desportivo a comemoração é grande, em jogo praticamente perdido foi buscar o resultado que o favorecia e credencia entrar na grande final com méritos e ao NFC só resta lamentar mais uma vez, já que vinha em uma campanha excelente na primeira fase da competição e não soube tirar proveito da vantagem.


 

Informações importantes sobre o mandacaru sem espinhos e seu manuseio no período da seca no sertão.

SÉRIE: LAVOURAS DA CHAPADA CENTRAL - G1 BAHIA - BAHIA RURAL. Produtores Rurais do Município de Jussara na Região de Irecê Bahia, após sofrerem com a seca que vem assolando a região se uniram em uma Associação que foi fundada em 01 de maio de 1996 como uma alternativa dos produtores da região para sobreviver e investiram em criação de caprinos, com o passar dos anos, ou seja, no ano 2000 a associação se transformou na Cooperativa dos Empreendedores Rurais de Jussara, hoje com mais de 400 associados sendo que mais de 95% deles possui a Declaração de Aptidão Familiar permitindo que o leite produzido na cooperativa seja vendido para o programa Fome Zero do Governo Federal. A Cooperativa deu tão certo que estes pequenos empreendedores do Município são hoje um exemplo para quem vem sofrendo com a seca. Fonte: G1 Bahia - Bahia Rural - Catálogo de Vídeos. Reportagem exibida em junho de 2014

Fonte: http://www.bahiaemfocos.com.br e no http://www.salobro.com

bododromoVocê não vai querer chegar em Serra Talhada e não ir para o Restaurante Bodódromo? Vá e prove a melhor comida regional do Sertão do Pajeú, com cardápios variados e com áquele sabor que só o sertão tem a oferecer.  
O Bodódromo é aerto de terça-feira a Domingo das 11:00 hs às 16:00 hs.
Rua Jose Alves da Silveira, 1085 - Enfrente ao Supermermecado Pajeú vizinho a Compesa. O cardápio além do Bode, tem Picanha bovina e suina, maminha, fraldinha, patinho, carne de sol e camarão.

O Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial (IPTU) é uma das principais fontes de renda dos municípios. É um dos impostos municipais importantes para o desenvolvimento da população local.
A arrecadação do IPTU gera a receita para investir na saúde, educação, limpeza pública, e outras áreas de atuação. Através desse imposto local, há a possibilidade de maior crescimento do município e em consequência, o da população.
O problema maior tem sido a grande inadimplência. Cidades tentam incentivar seus contribuintes a pagarem o imposto, sob argumento que cada um receberá em troca obras importantes em seu bairro, principalmente de infraestrutura.
Anteriormente, a data limite para pagamento era domingo. A mudança foi necessária por conta de problemas no processo de emissão realizado pela Caixa Econômica Federal (CEF).
É bem verdade que o Brasil é um dos países que tem as maiores cargas tributárias do mundo, o que provoca uma grande pressão da opinião pública para sua diminuição. Por outro lado, o custo de manutenção da máquina pública ainda é muito alto o que não permite uma redução muito grande das receitas por parte dos governos; pelo contrário, muitos entes federados, especialmente municípios, passam por crises fiscais provocando, em geral, um provimento insuficiente de serviços públicos.
No Brasil, as obrigações tributárias são fontes de conflitos e de insatisfações por parte da sociedade que entende que os impostos pagos não são aplicados adequadamente. Essa visão, aliada à elevada carga tributária, e aos constantes casos de corrupção, prepondera à cultura de não pagamento de tributos que, por sua vez, pressiona a necessidade de elevação dos tributos.
É preciso então uma ampla campanha de divulgação da importância de se pagar o imposto e, ao mesmo tempo, uma ampla prestação de contas de cada uma das cidades que recebem os valores dessa renda.

PAGUE SEU IPTU COM MAIS PRATICIDADE

A Prefeitura Municipal de Floresta anuncia que agora o IPTU pode ser pago no Banco do Brasil, Casa Lotérica e Correios, mudança essa que visa facilitar o dia a dia do florestano.

Prefeitura Municipal de Floresta
Com o povo, construindo um novo tempo!

Nazaré do Pico é o 3º DSobreistrito de Floresta, no Estado de Pernambuco. Seu acesso é na rodovia PE-390 que interliga as cidades de Serra Talhada e Floresta. Nazaré fica a 54 km de Serra Talhada e 45 Km de Nazaré.

Galeria de Fotos