nazaredopico

nazaredopico

Praça Antônio Gomes Jurubeba, S/N - 3º Distrito de Nazaré do Pico - Floresta - PE
Fale conosco pelo e-mail: carqueja@nazaredopico.com.br

 

Na loja virtual "Miniporescala" você encontrará réplicas de vários produtos. Sabe aquele carro que você sonha possuir um dia, ou até aquele que faz parte de suas lembranças de criança ou memória afetiva? Você encontra aqui, para iniciar sua coleção ou até presentear aquela pessoa especial!! Aguarde, em breve, mais novidades!! Fique ligado em nossas miniaturas!!


Chevrolet Camaro 2014 


Ford Mustantg GT 2015


miniporescala

Novas fotos da 4ª Subida da Serra do Pico e o que tem mais de belo na região do distrito de Nazaré do Pico. A Serra do Pico com sua formação rochosa e avermelhada mostra os detalhes com a ação do vento e cercado com a vegetação da caatinga.








Em Nazaré do Pico, 3º Distrito de Floresta(PE), depois do sucesso de sua 4ª edição da Subida da Serra do Pico, os organizadores já planejam a próxima Subida para julho de 2019. Alguns pontos importantes serão solicitados em reunião para que tenha uma melhora na segurança. A discussão ponhe em questão alguns pontos a ser solucionados que a cada ano vem numa crescente.
Importante que os participantes venham visitar nosso distrito centenário e gostem da receptividade do povo nazareno. 
 

Muitos não acreditavam, mas o evento anual da 4ª Subida da Serra do Pico, no município de Floresta(PE), foi sucesso de última hora. O evento sempre acontece na última semana do mês de julho, pelo qual divulga a conscientização da preservação do meio ambiente que é a caatinga, muito predominante no sertão nordestino. 
Alguns integrantes da comissão organizadora da subida trouxeram mudas de diversas espécies da região para serem plantadas no local.
Esperava-se que o grupo da subida seria reduzido onde tudo praticamente foi organizado em curto espaço de tempo em uma demonstração de amor a sua terra. Em 2019 promete ser um evento cada vez mais próspero em relação aos outros anos.








 

Nesse último sábado (28/07), no distrito de Nazaré do Pico, município de Floresta (PE), depois de 5 anos finalmente o busto do Tenente João Gomes de Lira é substituído. Bastante elogiado pelos demais presentes, a imagem ficou idêntica ao Tenente, fato que não vinha ocorrendo com a escultura anterior. 
Bastante emocionada em seu discurso, uma das filhas do Tenente João Gomes, mostra o quanto foi significativa essa mudança e como ficou perfeita a escultura elaborada pela artística plástica Andreza Ramos residente na cidade de Recife, mas filha da terra de Carnaíba, justamente a cidade que o tenente trabalhou como Comissário e Vereador local. 


Os irmãos Clóvis e Rubelvam fazem a reinauguração do novo busto do Tenente João Gomes de Lira


Nuno Lira, neto do Tenente, Cláudio Lira e Maykol Rônnaldy faz sua homenagem com sua sanfona 

Filhos do Tenente João Gomes de Lira: Rubelvam Lira, Ruberval Lira, Clóvis Lira, Hamilton Lira e Cláudio Lira  


Luciene Cristina, uma das filhas caçula do Tenente, bastante emocionada falando do seu pai

   
  Amanda, uma das netas do Tenente faz um breve discurso sobre o seu avô


A neta do Tenente João Gomes, Karyny Lira e sua mãe Margarida

A bandeira de Carnaíba foi instituída em 1977, através do projeto lei nº 08/77, de autoria do vereador João Gomes de Lira, então presidente da Câmara dos Vereadores, pelo qual foi assessorado pelo Dr. Paulo Oliveira, advogado da Câmara. aprovado e sancionado pelo Prefeito Reginaldo Mendes de Souza, no dia 28 de dezembro de 1977. 
A bandeira tem a forma retangular, nas cores azul e amarelo, centro há escudo semelhante a um coração, contendo o seu bojo o desenho de um mandacaru, cacto existente em grande quantidade na região, que sobrevive a qual simboliza a fé e residência do Sertanejo, a serra dos Pereiros, por ser o mais próximo da sede do município, o Rio Pajeú, que banha a cidade e uma carnaubeira, palmeira que deu origem ao nome Carnaíba.
Há também, o sol a altura com seus rios luminosos sobre as terras áridas e férteis do município.
Quando o Tenente João Gomes de Lira foi eleito vereador, a câmara municipal funcionava num quartinho, num beco oitão no prédio da prefeitura, onde não cabia os 7 vereadores quando precisava se reunirem. A primeira providência de seu João foi desvincular a Câmara e alugar um espaço adequado para dar a independência necessária a funcionalidade da entidade.
Assim fez, ao mesmo tempo que equipou o espaço com móveis e outros recursos necessários.
A partir daí , tratou de instituir respeitabilidade a esse poder e a autonomia que não havia . Criou medidas como a proibição de vereador entrar armado e com roupas inadequadas, fez calendário de reuniões, organizou livro de tombo para registro do patrimônio , apresentou requerimento e foi aprovado o nome da Câmara CASA MAJOR SATURNINO BEZERRA.

Projetada pelo vereador João Gomes de Lira
Desenho esboçado por Hamilton Amaral de Lira
Pintura feita pela artista plástica Diomar Dantas
Montagem e costura elaborada por Gisélia Amaral de Lira  



Curiosidades sobre a criação da bandeira de Carnaíba-PE:



Hamilton Amaral de Lira é o responsável pela criação da arte da bandeira oficial de Carnaíba, veja algumas algumas curiosidades que ele relata:

"A bandeira, pai (Tenente João Gomes de Lira) queria com um pé de árvore e o leito do rio Pajeú;
Então subi em uma árvore para visualizar o rio que vem ali depois de onde era o sitio de Zé Balbino de dona Salomé;
No outro lado da pista, na entrada de Carnaíba que vem de Afogados da Ingazeira,
foi feito o rascunho em cima de uma árvore para ter a visão do percurso do Rio com suas pedras."
                                                     

                                                                                                                  Hamilton A. de Lira

 

 

 

Foto sempre traz recordações, e não é pra ser diferente para quem gosta. Essa foto foi tirada por uma câmera digital onde no aniversário do Tenente João Gomes de Lira, por ocasião se reuniu os três ilustres senhores da sociedade nazarena, são eles: Domício Ferraz, João Gomes e Valdemar Ferraz

Tradicional já na sua 4ª Edição, a Subida da Serra do Pico começa a dar seus primeiros passos na organização do evento. Vão ser lançada pelo menos três modelos de camisas a ser posto em votação. Os modelo estão sendo exposto e nessa semana queremos uma definição dos nazarenos qual seria a melhor camisa.
A Subida da Serra do Pico, fica no distrito de Nazaré do Pico, Floresta(PE), e vem causando sucesso com o passar dos anos para quem ama a natureza e a defende o bioma da caatinga é uma atração de nossa região.


Modelo 2


Modelo 3


Modelo 4

@aventureirosdaserra
 www.nazaredopico.com.br

Nos dia 28 de abril será realizado um dos mais importantes eventos de versos e poesias da região, no Clube Rancho das Águas, na estrada que vai sentido a cidade de São José do Belmonte-PE. Poetas de várias regiões do Nordeste estarão com a presença garantida.

Parece incrível, mas as chuvas em Bodocó, 629 Km de Recife,  alagou a cidade praticamente e deixou também um caos com a interdição da ponte que cedeu  deixando isolado do município de Ouricuri.
Várias pessoas estão desabrigadas por causa das águas que entraram nas residências, e o que parecia esperança passou a ser prejuízo, já que muitas pessoas perderam móveis, eletrodomésticos e outros utensílios domésticos. 
Foram sete anos de estiagem com uma seca bastante severa, porém com o retorno das chuvas, veio baste rigorosa na região do Araripe causando grandes estragos.  
 

Nazaré do Pico é o 3º DSobreistrito de Floresta, no Estado de Pernambuco. Seu acesso é na rodovia PE-390 que interliga as cidades de Serra Talhada e Floresta. Nazaré fica a 54 km de Serra Talhada e 45 Km de Nazaré.

Galeria de Fotos