Items filtered by date: Segunda-feira, 07 Maio 2018

A bandeira de Carnaíba foi instituída em 1977, através do projeto lei nº 08/77, de autoria do vereador João Gomes de Lira, então presidente da Câmara dos Vereadores, pelo qual foi assessorado pelo Dr. Paulo Oliveira, advogado da Câmara. aprovado e sancionado pelo Prefeito Reginaldo Mendes de Souza, no dia 28 de dezembro de 1977. 
A bandeira tem a forma retangular, nas cores azul e amarelo, centro há escudo semelhante a um coração, contendo o seu bojo o desenho de um mandacaru, cacto existente em grande quantidade na região, que sobrevive a qual simboliza a fé e residência do Sertanejo, a serra dos Pereiros, por ser o mais próximo da sede do município, o Rio Pajeú, que banha a cidade e uma carnaubeira, palmeira que deu origem ao nome Carnaíba.
Há também, o sol a altura com seus rios luminosos sobre as terras áridas e férteis do município.
Quando o Tenente João Gomes de Lira foi eleito vereador, a câmara municipal funcionava num quartinho, num beco oitão no prédio da prefeitura, onde não cabia os 7 vereadores quando precisava se reunirem. A primeira providência de seu João foi desvincular a Câmara e alugar um espaço adequado para dar a independência necessária a funcionalidade da entidade.
Assim fez, ao mesmo tempo que equipou o espaço com móveis e outros recursos necessários.
A partir daí , tratou de instituir respeitabilidade a esse poder e a autonomia que não havia . Criou medidas como a proibição de vereador entrar armado e com roupas inadequadas, fez calendário de reuniões, organizou livro de tombo para registro do patrimônio , apresentou requerimento e foi aprovado o nome da Câmara CASA MAJOR SATURNINO BEZERRA.

Projetada pelo vereador João Gomes de Lira
Desenho esboçado por Hamilton Amaral de Lira
Pintura feita pela artista plástica Diomar Dantas
Montagem e costura elaborada por Gisélia Amaral de Lira  



Curiosidades sobre a criação da bandeira de Carnaíba-PE:



Hamilton Amaral de Lira é o responsável pela criação da arte da bandeira oficial de Carnaíba, veja algumas algumas curiosidades que ele relata:

"A bandeira, pai (Tenente João Gomes de Lira) queria com um pé de árvore e o leito do rio Pajeú;
Então subi em uma árvore para visualizar o rio que vem ali depois de onde era o sitio de Zé Balbino de dona Salomé;
No outro lado da pista, na entrada de Carnaíba que vem de Afogados da Ingazeira,
foi feito o rascunho em cima de uma árvore para ter a visão do percurso do Rio com suas pedras."
                                                     

                                                                                                                  Hamilton A. de Lira

 

 

 

Publicado em Região

Durante as últimas semanas, a população florestana foi bombardeada por informações acerca de uma emenda do deputado estadual Rodrigo Novaes. Segundo Rodrigo, o recurso público dependia do envio de documentos por parte da Prefeitura Municipal para que a compra de quatro ambulâncias pudesse ser realizada.

O parlamentar usou as redes sociais e até um outdoor para criticar o prefeito Ricardo Ferraz com a frase: “Coloquei recursos para a aquisição de 4 ambulâncias para Floresta, mas o prefeito não quer ajudar o povo”.

Neste sábado (5) a Prefeitura de Floresta emitiu uma nota alegando que não havia recebido a solicitação de tais documentos oficialmente e que após o ocorrido providenciou e entregou a “papelada” com mais de um mês de antecedência do prazo estabelecido pela Secretaria Estadual de Saúde.

Antes da Prefeitura receber o ofício constando todas as informações para o encaminhamento do processo, já havia outro ofício informando a não entrega dos mesmos”, diz a nota publicada pela assessoria de imprensa no Facebook.

Durante este período de tempo acompanhei o assunto à distância, mas preocupado com o nível de política que o Brasil e em especial Floresta está chegando. Não vou ocupar o tempo dos meus leitores justificando quem está certo ou errado (Quem desejar pode deixar seu comentário abaixo do post). Só acho que precisamos de menos palavras e mais ações dos grupos políticos da cidade. Peço aos gestores políticos que cumpram seu papel e deixem de “picuinhas”. Pronto, falei.

Por Elvis Lima
Jornalista

Publicado em Opinião

Nazaré do Pico é o 3º DSobreistrito de Floresta, no Estado de Pernambuco. Seu acesso é na rodovia PE-390 que interliga as cidades de Serra Talhada e Floresta. Nazaré fica a 54 km de Serra Talhada e 45 Km de Nazaré.

Galeria de Fotos