Items filtered by date: November 2017

Vídeo divulga o projeto de uma Padaria Comunitária na cidade de Marília em São Paulo, pelo qual regata a cidadania de mulheres que antes estavam desempregadas, trazendo oportunidades no mercado de trabalho.


Fonte: TV Marília-SP 

Publicado em Vídeo

Enfim, a expectativa acabou! Venho trazer pra vocês a programação completa das festividades de final de ano. Tudo pensado com muito carinho para todos os florestanos e visitantes que buscam, aqui, a energia positiva para começar 2018 super bem!

Meu desejo é que tenhamos dias de muita alegria e, sobretudo, paz e respeito ao próximo. Aproveitem de forma saudável para não deixar passar nenhum momento!

Forte abraço, do amigo de sempre,
Ricardo Ferraz.

Publicado em Eventos

De cada dez cidades de Pernambuco, sete estão enfrentando situação de emergência por causa da seca. A pouca água que chega aos poços normalmente é muito salgada, mas os pesquisadores desenvolveram um equipamento que pode transformar a água cheia de sal em água potável. E o melhor, sem precisar de energia elétrica.

Há cinco meses a agricultora Irene Maria da Conceição passou a receber água encanada em casa. “Fiquei muito feliz porque a gente ia ter água tratada que fica mais fácil da gente ter água em casa não precisa ir buscar longe", conta.

Mas a água que sai da torneira tem pouca utilidade. Isso acontece porque o solo do semiárido pernambucano tem muitos sais. Ao perfurar poços ela chega salgada às torneiras.

A saída é usar um dessalinizador, o equipamento que retira o excesso de sais da água. Mas, ele é movido à energia elétrica e, ultimamente, a conta de luz está mais cara. A solução para esse problema está em um outro dessalinizador que usa a energia que vem do sol, algo que o Nordeste tem em abundância.

O equipamento foi desenvolvido por engenheiros de Pernambuco e foi instalado em Riacho das Almas, agreste do estado. A água dos poços fica armazenada em um tanque de cinco mil litros. A placa capta a luz do sol e transforma em energia. A força faz a água passar por tubos que funcionam como filtros. O sal fica retido e a água purificada vai para outro tanque já pronta para o consumo. Cada agricultor tem direito a 20 litros por dia.

Os moradores que antes dependiam do caminhão-pipa, agora têm água boa perto de casa. Irene está feliz porque não precisa mais pagar por um copo d'água. “É muito boa para cozinhar, para beber. Para tudo essa água é boa”, conta a agricultora.

O projeto foi pioneiro em Riacho das Almas. Agora o governo vai implantar o aparelho em outras comunidades rurais de Pernambuco.

Fonte: Amanda Dantas Riacho das Almas, PE

Publicado em Vídeo
Tuesday, 28 November 2017 00:00

Inseminação Artificial em Ovinos e Caprinos

Neste vídeo, "Inseminação Artificial - Ovinos e Caprinos", você verá passo a passo as técnicas mais modernas e práticas de se inseminar ovinos e caprinos. Desde a coleta do sêmen, até o processo final de inseminação. Isto é indispensável para quem deseja obter um rebanho padronizado e de altíssima qualidade. Aprenda como fazer inseminação artificial em caprinos e ovinos de forma clara e objetiva. Conteúdo: -A origem -A fêmea -O reprodutor -Sincronização do estro e estação de monta - O Sêmen -Diluição do sêmen - A inseminação artificial - O congelamento do sêmen Consultoria: Med. Veterinário Dr. Cesar M. Nunez e Dr. Rodrigo de O. Baroni.

Publicado em Vídeo

ONG Floresta Esperança anunciou nesta terça-feira (7) que irá reformar a casa da família vítima de uma explosão em Floresta, no Sertão de Pernambuco. A fatalidade aconteceu há uma semana e matou duas crianças, Erik de 5 anos e Geovânia de 3.

Em nota, o deputado estadual Rodrigo Novaes comentou o ocorrido e pediu orações. Leia a nota na íntegra:

“Soube a pouco que o pequeno Erick faleceu. Ele foi a segunda vítima da explosão que houve semana passada em Floresta. Os pais João Francisco e Edilaine perderam seus dois filhos pequenos. Eles precisam de nossas orações, nossa solidariedade. Tristeza muito grande. Peço a Deus que ilumine a família e dê muita força. Não sei nem imaginar o tamanho da dor dessas pessoas. Conversei a pouco com Fatima Sobral, presidente da ONG Floresta Esperança, que ficará responsável pela reforma da casa que ficou destruída com o incêndio. Vamos todos abraçar essa família e pedir a Deus muita luz”, disse Rodrigo Novaes.

A fatalidade aconteceu na Rua Kleper Lafayette, no bairro Santa Rosa. O motivo da explosão só será divulgado pela Polícia Civil após a conclusão do laudo pericial. Apesar disso, há o comentário compressor de ar-condicionado ou um botijão com gás tenha sido o motivo da tragédia. A casa ficou parcialmente destruída.

A menina morreu na hora da explosão na última terça-feira (31). Já Erik lutou pela vida durante vários dias numa UTI no Hospital da Restauração no Recife, mas não resistiu aos ferimentos e acabou falecendo nessa segunda (6).

Quem puder ajudar pode fazer uma doação em dinheiro na conta bancária do pai das crianças ou pessoalmente na Ong Floresta Esperança.

Banco Bradesco
Nome: João Francisco de Sá Silva (pai das crianças mortas na tragédia)
Agência: 6039-9
Conta-corrente: 522-3

Banco Bradesco
Nome: Associação Floresta Esperança
Agência. 6039-9
Conta corrente. 6294-4


Blog do Elvis

Publicado em Região
Dois momentos seriam mais que especiais dentre todos os grandes momentos do Cariri Cangaço Floresta 2017 celebrando o Centenário de Nazaré, que inclusive se configuraram como iniciativas inéditas e que além de reconhecerem e prestarem as devidas homenagens ao bravo povo nazareno, possibilitou também a todos que participaram do evento, um recorte importante e rico da história da vila mais famosa do cangaço: Primeiro, a visita "casa a casa, porta a porta" mostrando os principais lares e cenários daqueles que fizeram história na luta contra o cangaço e segundo, o "Cortejo Especial" e Fixação de "Placa Comemorativa" em memória aos valorosos nazarenos que tombaram em combate contra os bandos cangaceiros, no cemitério local. 
Eram por volta das 17 horas quando a Caravana Cariri Cangaço sob os sinos dobrados da Igreja de Nossa Senhora da Saúde em Nazaré, partia para um dos momentos marcantes da programação. Da Igreja de Nazaré até o Cemitério local, pesquisadores de todo o Brasil juntamente com as famílias nazarenas realizaram um cortejo representativo e solene em homenagem aos nazarenos que tombaram no campo de batalha.
"Uma coisa que me marcou profundamente foi ver nesse cortejo histórico os alunos; meninos e meninas de Nazaré; levando os nomes dos verdadeiros heróis dessa saga sertaneja, foi simplesmente arrepiante, inesquecível" revela o pesquisador e Conselheiro Cariri Cangaço, Manoel Serafim. "Floresta e Nazaré deram um grande exemplo de maturidade, competência e zelo no trato com História, Cultura e Memória de sua terra e seu povo. O evento Cariri Cangaço Floresta e Nazaré foi um sucesso total. História viva. Avante amigo Manoel Severo. Parabéns", emenda o pesquisador e Conselheiro Cariri Cangaço, Professor Francisco Pereira de Cajazeiras.
Cerca de 350 metros separam a Igreja de Nossa Senhora da Saúde até o Cemitério de Nazaré, os componentes da Caravana Cariri Cangaço percorreram em silêncio reverente todo o trajeto para parar diante do campo santo de Nazaré, ali onde já repousam muitos dos principais vultos históricos da Vila, recebia simbolicamente os filhos que foram sepultados no campo de batalha.
"Manoel Severo faz, como pouquíssimos, um trabalho extraordinário. Na verdade, ele se dá por inteiro; sem medir esforços, esquece de si e leva à Família Cariri Cangaço o que há de melhor. Não há como não reconhecer o que fez e fará por Floresta e por Nazaré do Pico esse pequeno grande homem. Parabéns, Manoel Severo. Conte sempre com a Família florestana e nazarena." Completa o pesquisador e historiador Florestano, Leonardo Ferraz Gominho.
Vamos recorrer ao grande pesquisador e escritor Florestano, Cristiano Ferraz para elencar os nomes desses personagens de Nazaré que foram homenageados na tarde/noite histórica. "Na Maranduba-SE morreram quatro nazarenos, os irmãos Hercílio Nogueira e Edelgísio, João Cavalcanti e Antônio Benedito. Já Inocêncio e Olímpio morreram no combate das Baixas em 1924. Ildefonso, filho de João Flor, morreu no tiroteio de Xique Xique em Vila Bela em 1925,  Luiz Gonzaga foi morto em Belmonte em 1922, João Gregório foi morto na Favela, em Floresta. em 1926. José Teotônio em São Caetano de Betânia em 1925. Os irmãos João e Antônio Neo em Betânia em 1925, no dia de Natal, Cândido na Ingazeira em 1926 e finalmente Aureliano Sabino no Gravatá em 1930.
"Quando da nossa estada nas cidades de Floresta e também aqui na linda Nazaré do Pico, fomos calorosamente acolhidos pelo povo do lugar e pelo Excelentíssimo Prefeito da cidade o Sr. Ricardo Ferraz acompanhado de sua esposa. Também compartilhou conosco momentos especiais do Cariri Cangaço o Secretário da Cultura do Estado de Pernambuco o Senhor Marcelino Granja. Foi maravilhoso! Somente temos que parabenizar pela organização, agradecer, e nos colocar a disposição para que, com muita dedicação e carinho, possamos efetuar o nosso trabalho de preservação da Cultura Nordestina e em especial, enriquecer a força histórica que emana daquela região." Assevera o pesquisador e ator paraibano Quirino Silva. 
"Ainda sinto o cheiro das árvores plantadas ao redor da praça, em Nazaré... saudades de tudo que tive o prazer de vivenciar, em Floresta, em Nazaré...amigos que fiz, o que aprendi, e principalmente as pessoas que pude abraçar! Que venham os próximos encontros do Cariri Cangaço, como diz o nosso ilustre Curador Sr Manoel Severo: Avante!!!!!!!" Fala a pesquisadora de Recife, Márcia Filardi.
"Realmente, entre os dias 12 a 15 de outubro desbravamos as memórias dos nossos antepassados e visitamos os rincões onde as histórias aconteceram.Floresta e Nazaré do Pico sediaram um evento enriquecedor que ficará na história desse povo, de valor inestimável pelo resgate e valorização da cultura e tradição. A caminhada foi longa e difícil, porém a chegada foi de enorme satisfação. Nós, Comissão Organizadora do Cariri Cangaço Floresta e Nazaré do Pico, agradecemos à Prefeitura Municipal de Floresta pela realização deste grandioso evento em parceria com o Instituto Cariri do Brasil. O conjunto de esforços e dedicação tornou este evento possível e de sucesso inquestionável. Amigo Manoel Severo, você é o nosso orgulho, através do Cariri Cangaço, Floresta entra na rota do cangaço e realiza o sonho de muitos estudiosos e amantes do tema. Manoel Severo, cidadão Florestano e que muito honra o povo dos Tamarindos, do Pajeú, do Riacho do Navio e dos combatentes do cangaço." Comemora Ana Gleide Souza Leal, uma das organizadoras do Cariri Cangaço Floresta - Centenário de Nazaré.

Fonte: Cariri Cangaço
 
Publicado em Revista
Wednesday, 08 November 2017 00:00

Caprinocultura em Arcoverde - PE (ICE)

Reportagem da Rede Globo, exibida no dia 10 de dezembro de 2011 no programa Nordeste Viver e Preservar. Seguindo a lógica da co-responsabilidade, o Instituto de Co-responsabilidade pela Educação (ICE) investe nos diversos setores da educação, que é trabalhada não apenas nas escolas, mas também na saúde, no meio ambiente e na vida. Prova disso são os projetos desenvolvidos e apoiados pelo ICE no interior do estado de Pernambuco. Mais um deles, acaba de ganhar destaque na Rede Globo, através do programa Nordeste Viver e Preservar, trata-se da fábrica de laticínios instalada no Povoado de Ipojuca, município de Arcoverde, Sertão Pernambucano.

Publicado em Região

SÉRIE: LAVOURAS DA CHAPADA CENTRAL - G1 BAHIA - BAHIA RURAL. Produtores Rurais do Município de Jussara na Região de Irecê Bahia, após sofrerem com a seca que vem assolando a região se uniram em uma Associação que foi fundada em 01 de maio de 1996 como uma alternativa dos produtores da região para sobreviver e investiram em criação de caprinos, com o passar dos anos, ou seja, no ano 2000 a associação se transformou na Cooperativa dos Empreendedores Rurais de Jussara, hoje com mais de 400 associados sendo que mais de 95% deles possui a Declaração de Aptidão Familiar permitindo que o leite produzido na cooperativa seja vendido para o programa Fome Zero do Governo Federal. A Cooperativa deu tão certo que estes pequenos empreendedores do Município são hoje um exemplo para quem vem sofrendo com a seca. Fonte: G1 Bahia - Bahia Rural - Catálogo de Vídeos. Reportagem exibida em junho de 2014

Fonte: http://www.bahiaemfocos.com.br e no http://www.salobro.com

Publicado em Região

Nazaré do Pico é o 3º DSobreistrito de Floresta, no Estado de Pernambuco. Seu acesso é na rodovia PE-390 que interliga as cidades de Serra Talhada e Floresta. Nazaré fica a 54 km de Serra Talhada e 45 Km de Nazaré.

Galeria de Fotos