nazaredopico

nazaredopico

Praça Antônio Gomes Jurubeba, S/N - 3º Distrito de Nazaré do Pico - Floresta - PE
Fale conosco pelo e-mail: carqueja@nazaredopico.com.br

 

Email: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Com vários dias sem funcionar, um dos postes de iluminação pública esteve inoperante causando diversos transtornos e reclamações na sede da Vila de Nazaré do Pico. A administradora distrital, Patrícia Nancy, informou nessa quarta-feira que foi restabelecido a iluminação da rua de baixo com profissionais trabalhando em tempo hábil.
Segundo Nancy, faz um apelo que os residentes não mexam na fiação elétrica dos postes, sob o perigo de causar risco à vida devido a carga elétrica, ou causar outros prejuízos na perda da força no restante da vila e localidades rurais.
A mesma informa quem utiliza irregularmente os postes tem o risco também de responder por um processo penal, se caso for denunciado, pelo qual podendo ser caracterizado dano ao patrimônio público.
Ano passado, no inicio da atual gestão, foram trocadas a iluminação por completo da Vila de Nazaré do Pico e a COHAB, para lâmpadas LED, que tem uma economia bastante vantajosa.     

Como se não bastasse a dificuldade financeira que a prefeitura de Floresta vem atravessando desda crise de 2015, a mesma vem enfrentando com o vandalismo. Com algumas luminárias danificadas, vem causando o maior prejuízo e transtornos a moradores de algumas localidades que vive as escuras.  
Segundo o prefeito Ricardo Ferraz, em entrevista a rádio Líder do Vale de Serra Talhada, a prefeitura vem se esforçando em fazer a substituição de suas luminárias públicas desde do ano passado, que antes tinha alto consumo, para lampadas LED.
Infelizmente alguns indivíduos não pensam no coletivo e acaba prejudicando o contribuinte que paga imposto altíssimo para ter o serviço de melhor qualidade. Pode não parecer em algumas situações, mas vandalismo é crime e o indivíduo pode ser detido pelo ato que está assumindo.     
 


 

  


Nesse primeiro de maio não poderia sair em branco para homenagear um dos mais ilustres filho da terra. Hoje nosso querido Ulisses Flor completa 90 anos de vida, são nove décadas bem vividos.
Ulisses foi ex-vereador da cidade de Floresta pelo qual exerceu  vários mandatos servindo o seu povo durante muito tempo. Filho do lendário Euclides Flor um dos nazarenos que  perseguiu Lampião nesse imenso sertão nordestino, Ulisses é neto também de Antônio Gomes Jurubeba, um dos fundadores da Vila centenária de Nazaré do Pico. 
A homenagem do dia dedica a esse ilustre cidadão filho da terra de Nazaré do Pico.

Ulisses Flor

A bandeira de Carnaíba foi instituída em 1977, através do projeto lei nº 08/77, de autoria do vereador João Gomes de Lira, então presidente da Câmara dos Vereadores, pelo qual foi assessorado pelo Dr. Paulo Oliveira, advogado da Câmara. aprovado e sancionado pelo Prefeito Reginaldo Mendes de Souza, no dia 28 de dezembro de 1977. 
A bandeira tem a forma retangular, nas cores azul e amarelo, centro há escudo semelhante a um coração, contendo o seu bojo o desenho de um mandacaru, cacto existente em grande quantidade na região, que sobrevive a qual simboliza a fé e residência do Sertanejo, a serra dos Pereiros, por ser o mais próximo da sede do município, o Rio Pajeú, que banha a cidade e uma carnaubeira, palmeira que deu origem ao nome Carnaíba.
Há também, o sol a altura com seus rios luminosos sobre as terras áridas e férteis do município.
Quando o Tenente João Gomes de Lira foi eleito vereador, a câmara municipal funcionava num quartinho, num beco oitão no prédio da prefeitura, onde não cabia os 7 vereadores quando precisava se reunirem. A primeira providência de seu João foi desvincular a Câmara e alugar um espaço adequado para dar a independência necessária a funcionalidade da entidade.
Assim fez, ao mesmo tempo que equipou o espaço com móveis e outros recursos necessários.
A partir daí , tratou de instituir respeitabilidade a esse poder e a autonomia que não havia . Criou medidas como a proibição de vereador entrar armado e com roupas inadequadas, fez calendário de reuniões, organizou livro de tombo para registro do patrimônio , apresentou requerimento e foi aprovado o nome da Câmara CASA MAJOR SATURNINO BEZERRA.

Projetada pelo vereador João Gomes de Lira
Desenho esboçado por Hamilton Amaral de Lira
Pintura feita pela artista plástica Diomar Dantas
Montagem e costura elaborada por Gisélia Amaral de Lira  



Curiosidades sobre a criação da bandeira de Carnaíba-PE:



Hamilton Amaral de Lira é o responsável pela criação da arte da bandeira oficial de Carnaíba, veja algumas algumas curiosidades que ele relata:

"A bandeira, pai (Tenente João Gomes de Lira) queria com um pé de árvore e o leito do rio Pajeú;
Então subi em uma árvore para visualizar o rio que vem ali depois de onde era o sitio de Zé Balbino de dona Salomé;
No outro lado da pista, na entrada de Carnaíba que vem de Afogados da Ingazeira,
foi feito o rascunho em cima de uma árvore para ter a visão do percurso do Rio com suas pedras."
                                                     

                                                                                                                  Hamilton A. de Lira

 

 

 

Em entrevista concedida no estúdio da Rádio Lider do Vale em Serra Talhada(PE), o prefeito de Floresta, Ricardo Ferraz concedeu mais uma nova entrevista para à bancada dos comentaristas Luiz Ferraz, Jair Ferraz e o âncora Maciel Rodrigues. Fazendo o balanço geral de sua administração de 1 ano e quatro meses frente a prefeitura Municipal de Floresta, Ferraz abordou vários temas o que está dando certo, o que falta ser melhorado e quem vai apoiar nas eleições desse ano.
Veja o áudios cedido pela Rádio Líder do Vale de Serra Talhada:

Foto sempre traz recordações, e não é pra ser diferente para quem gosta. Essa foto foi tirada por uma câmera digital onde no aniversário do Tenente João Gomes de Lira, por ocasião se reuniu os três ilustres senhores da sociedade nazarena, são eles: Domício Ferraz, João Gomes e Valdemar Ferraz

Um parquinho era o que faltava para as crianças de Nazaré do Pico se divertir, uma vez que à praça principal não tinha se quer uma área de lazer. Na foto Antônio Lira apresenta todo material já montado na praça.
Segundo o vereador Pedro Henrique Lira, o parque era um sonho de sua mãe Ceiça Lira e hoje esse sonho foi idealizado por Hercilio Lira, seu pai, pelo qual ele mesmo tomou iniciativa de comprar esse parque que hoje é a maior diversão das crianças.

Nesta segunda- feira(23/04), está havendo a campanha de vacinação para combater o vírus da gripe H1N1 na Unidade de Saúde de Floresta João Flor em Nazaré do Pico.  A iniciativa tem o apoio da equipe da Enfermeira Paula Ferraz e com o auxílio de Rômulo Ferraz  pelo qual a atribuição vem do apoio da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura Floresta(PE).

Cobrada pelos residentes de Nazaré do Pico, distrito localizado no município de Floresta (PE),  permanece à retirada do lixo num período curto. Mesmo com as dificuldades financeiras que a prefeitura de Floresta vem atravessando, alguns serviços básicos vem apresentando resultados.
É sempre bom lembrar que enquanto não houver um aterro sanitário adequado no município de Floresta, a questão do lixo continua sendo um problema crônico que atravessa há décadas no local.


Tarde de chuva no distrito de Nazaré do Pico nessa terça-feira(24/04), consolida cada vez mais que o inverno que está sendo satisfatório na região nos meses de março e abril, muito esperado pelos meteorologistas. Apesar de confirmarem que a intensidade das chuvas diminuírem na região do sertão, a precipitação continuam sendo regular e com uma boa perspectiva de safra de milho e feijão, muito utilizado na agricultura do sertanejo.

 

Nazaré do Pico é o 3º DSobreistrito de Floresta, no Estado de Pernambuco. Seu acesso é na rodovia PE-390 que interliga as cidades de Serra Talhada e Floresta. Nazaré fica a 54 km de Serra Talhada e 45 Km de Nazaré.

Galeria de Fotos