Items filtered by date: Março 2018

Os alunos da Escola Domingos Soriano, em Nazaré do Pico, Distrito de Floresta(PE), passaram  por uma exame de avaliação no mês de novembro(2017) através do SAEPE (Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco).  A prova é externa a nível do Estado de Pernambuco, pelo qual avalia os alunos que estão no 2° ano, a antiga 1° série, e os alunos que estão cursando o 5° ano e os alunos do 9° ano.
A elaboração da prova foram com as matérias de português e matemática.
Veja as avaliações do desempenho dos alunos nos quadros abaixo:

Clique aqui e veja as informações necessárias do SAEPE (2016)







 

Publicado em Variedades
Segunda-feira, 19 Março 2018 00:00

Vereador Chichico propõe internet gratuita

Na última reunião, na Câmara Municipal, o vereador Chichico Ferraz solicitou a implantação da Internet grátis sem fio através de wi-fi nas avenidas, praças, pontos estratégicos de bairros, distritos e Agrovila 6 do município.

Chichico entende que a internet tornou-se uma necessidade básica e de fundamental importância na vida do ser humano.

E que nos dias atuais, ela representa um instrumento fundamental de comunicação, através do qual as pessoas exercem seus direitos de liberdade de expressão e opinião, utilização de serviços, busca por conhecimento e, sobretudo, tornou-se uma fonte crucial na disseminação de informações.

Nesse contexto, foi proposto ao governo municipal a implantação na cidade desse serviço de forma gratuita.

A implantação desse serviço vai melhorar o acesso às informações, promovendo a cidadania por meio da inclusão digital, com acesso de qualquer dispositivo que possua o sistema de captação wifi, como celulares, tablets, notbooks, etc.

 

Publicado em Política

A Prefeitura da cidade de Floresta(PE) intensificou nessa sexta-feira (16/03) a coleta do lixo na vila sede no distrito de Nazaré do Pico. Evitando assim que doenças como a dengue, se espalhem na comunidade.
O lixo segundo informações, será coletado uma vez por mês e levado para o lixão em Floresta, enquanto em outras gestões levava até três meses para fazer a coleta.
Alguns moradores da vila vinham questionando o acúmulo de resíduos e que estava sendo colocados irregularmente atrás da Escola Domingos Soriano de Souza, mas que já foi solucionado pela administradora distrital Patrícia Nancy e os profissionais da limpeza.

Publicado em Variedades


Obras inacabadas é um um problema nacional, já que muitos antigos gestores no fim de 2016 inauguraram obras sem conclusão


Entregar obra incompleta pode dar punição por improbidade administrativa Obra pronta, mas sem condições de funcionar, também é enquadrada no projeto. Punição vai de multa a perda dos direitos políticos.

 A inauguração e a entrega de obras públicas incompletas ou que não estejam em condições de atender à população poderá resultar na punição do responsável por improbidade administrativa. É o que propõe o Projeto de Lei 7124/14, do deputado Sandro Alex (PPS-PR), que inclui essa prática entre as infrações previstas na Lei de Improbidade Administrativa (Lei 8.429/92).

As penas previstas no artigo da lei em que o projeto inclui essa mudança são ressarcimento integral do dano, se houver, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos, pagamento de multa e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios.

A proposta define como obra pública todas as construções, reformas ou ampliações, custeadas pelo Poder Público, que servirem ao uso direto ou indireto da população, como hospitais, unidades de pronto atendimento, unidades básicas de saúde, escolas, centros de educação infantil, restaurantes populares, rodovias e ferrovias.

Obras públicas incompletas, segundo o texto, são aquelas que não estão aptas a entrar em funcionamento, por não preencherem as exigências do código de obras e edificações, do código de posturas do município e da lei de uso e ocupação do solo, ou por falta de emissão das autorizações, licenças ou alvarás dos órgãos da União, do estado ou do município.

O projeto também define como “obras públicas que não atendam aos fins a que se destinem” aquelas que, embora completas, não apresentem condições de funcionamento por motivos como a falta de profissionais, de materiais de uso corriqueiro necessários à finalidade do estabelecimento e de equipamentos imprescindíveis ao funcionamento da unidade.

Estratégias eleitoreiras
Sandro Alex explica que o projeto procura evitar as más práticas de “agentes políticos que fazem uso de estratégias eleitoreiras que visam tão-somente a promoção pessoal”. Ele cita como exemplo, “a obra campeã de inaugurações, que é a ferrovia Norte-Sul”, que “foi aproveitada para oito inaugurações ao longo dos últimos 17 anos, mas, até agora, nenhum trem percorreu os trilhos”.

“Outro triste exemplo é a creche do Jardim Liberdade, em São Paulo, que foi inaugurada antes de estar com suas dependências prontas. Como houve a justa cobrança da população para sua efetiva utilização, as crianças foram recebidas, mas tiveram que enfrentar as obras no local”, lembra o deputado.

Tramitação
O projeto, que foi apensado ao PL 4755/09, tramita em regime de prioridade e será analisado pelo Plenário da Câmara.

ÍNTEGRA DA PROPOSTA:

Reportagem – Dourivan Lima 
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias
Publicado em Política

Nessa quinta-feira (15), a Secretaria Municipal de Saúde, através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, Programa Saúde na Escola e ESF Santa Rosa realizaram, no território assistido pela equipe, Mutirão de Prevenção e Combate às Arboviroses, doenças causadas por vírus e transmitidas por insetos.

Em 2016, diversos municípios sofreram com uma epidemia de Dengue, Chikungunya e infecção pelo Zika Vírus, estas que deixaram sequelas traumáticas e incapacitantes para diversos florestanos. Com o apoio intersetorial da Secretaria de Obras, que disponibilizou caçamba de lixo e funcionários, assim como a presença entusiasmada dos alunos da Escola de Referência Capitão Nestor Valgueiro de Carvalho, unidos, identificaram focos de larvas, criadouros do mosquito Aedes Aegypti, coleta de lixo e entulhos e conscientização da comunidade. Além de contribuir para higiene do ambiente, na prevenção e combate às doenças citadas, o aprendizado vivenciado pelos jovens de exercício e consciência cidadã é um tipo de atitude que precisa ser ampliada e fortalecida.

Estiveram presentes no evento: os secretários de saúde e obras, respectivamente, Aurélio Gonçalves e Flaviana Ferraz, a diretora de vigilância em saúde, Karen Ferraz, a enfermeira e representante da ESF Santa Rosa, Marceline Silva, equipe da assessoria de comunicação - ASCOM, alunos e professores da EREM Capitão Nestor Valgueiro de Carvalho, servidores municipais.

 

Publicado em Variedades
Sexta-feira, 16 Março 2018 00:00

Vereador Pedro Henrique apresenta novo projeto

O vereador do município de Floresta(PE), Pedro Henrique Lira, apresentou na câmara municipal o Projeto "Artes na Escola", para que seja instituído nas escolas municipais.

O projeto tem como objetivo apresentar aos alunos, educadores, demais funcionários da escola e comunidade eventos de natureza cultural. Dispõe sobre apresentação de sessões de Cinema, de espetáculos de Música, Teatro e Dança, e de palestras nas escolas municipais.

 

Publicado em Política
Sexta-feira, 16 Março 2018 00:00

Iranildo Marques: Não importa se foi Marielle...

Não importa se foi a Marielle
Já mataram, José, depois, João...b
Amanhã, poderá ser a Maria
Todo dia se mata um irmão!

Para mim não importa pelo nome
O que importa pra mim é ter razão
Se for negro, for pobre é ser humano
O que importa pra mim é o coração.

A TV tá fazendo estardalhaço
Porque foi Marielle dessa vez
Todo dia se mata e ninguém faz
Providência ninguém aqui já fez.

Precisamos tomar uma atitude
O Brasil tá sangrando no regresso
Eu convido você pra invadir
Resolver a questão lá no Congresso.

Brasileiro precisa é acordar
Pra mostrar na verdade seu valor
O País vai sangrando sem parar
Ninguém vai defender em seu favor.

Vamos lá acabar a mordomia
E fazer deputado trabalhar
Legislar trabalhando todo dia
E cadeia pra ele se roubar.

Eu aqui lhe convido com.poesia
Um poeta não era pra falar
mas confesso perdi a paciência
E o Brasil lhe convido pra SALVAR!

 

Publicado em Opinião
Quarta-feira, 14 Março 2018 00:00

Tenente Davi Jurubeba relata sobre Lampião

Em entrevista concedida na época, o Tenente da Polícia Milita de Pernambuco, Davi Jurubeba (falecido), já relatava o que pensava do cangaceiro Lampão e de seu bando. O velho Tenente não poupou palavras o quanto o seu maior inimigo foi um bandido que matou várias pessoas de sua família e aterrorizou pelos lugares que passou. 

Publicado em História
Segunda-feira, 12 Março 2018 00:00

Comunicado do prefeito de Floresta (PE)

Caros amigos florestanos,

O exercício da democracia, como nós sabemos, inicia-se com o diálogo aberto e transparente. É com essa certeza que venho esclarecer alguns fatos referentes ao veto que o Executivo Municipal conferiu ao projeto de lei que busca equipar as praças públicas de nossa cidade com brinquedos para crianças com dificuldades motoras. Assim o faço porque tenho consciência de que matérias com teor jurídico nem sempre são de fácil compreensão. Também, porque percebo que muitos comentários que se publicam sobre esse fato levam para o lado pessoal. Nesse aspecto, é necessário que se compreenda que, antes das minhas vontades pessoais e daquilo que tenho em mente como certo ou errado, existem as leis que regem o nosso Município, o Estado e o País. Elas são necessárias para o bom funcionamento do poder público e como ferramenta de controle para o próprio Poder Legislativo.

Não resta dúvida de que o projeto em questão é louvável e necessário, pois visa atender nossos pequenos cidadãos no tocante a um dos seus direitos básicos: o lazer. Trata-se, pois, de uma matéria de extrema importância e não retiro o mérito, de forma alguma, mas precisamos colocar isso em prática de forma legal e responsável. Assim, (que fique bastante claro), essa lei não poderia ser sancionada porque a titularidade de iniciativa dessa natureza é prerrogativa do Executivo Municipal e não do Poder Legislativo, de onde a matéria é originária. Esta competência da Administração Municipal está expressa no artigo 47 - inciso IV, e artigo 72 - inciso XI da Lei Orgânica do Município. Portanto, o motivo do veto se deu pela INCONSTITUCIONALIDADE do Projeto de Lei, já que esta iniciativa não se insere entre as competências do Poder Legislativo, o que se pode comprovar através dos artigos 29 e 30 da nossa Lei Orgânica.

Aproveitando o espaço, quero informar que o Executivo Municipal está atento às questões de acessibilidade nas escolas e empreendendo esforços para que as melhorias aconteçam. Facilitar a aquisição de materiais específicos para se trabalhar nas salas de apoio, aumentar a quantidade de cuidadores para crianças com deficiências, fortalecer a semana da inclusão (que esse ano recebeu um apoio bem maior em relação a anos anteriores), colocar em funcionamento os elevadores nos ônibus escolares, são algumas ações já concretizadas e que nos lançam a novos projetos que precisam ser postos em prática: rampas de acesso, barras de apoio em banheiro, capacitações específicas, dentre outros.

A título de reflexão, lembremos que, até a presente data, o nosso município NUNCA foi contemplado com um espaço público que atenda as necessidades das nossas crianças especiais em relação a lazer. Essa questão, apesar de antiga, jamais recebeu a devida atenção em gestões municipais anteriores. Porém, como estamos aqui para fazer o melhor pelo nosso povo, para pensar diferente, coloco-me aberto para ampliar as discussões sobre o assunto, para buscar direcionamentos mais aprofundados, inclusive quanto a parcerias possíveis, sempre dentro da legalidade. Da mesma forma, estou à disposição para dialogar com todas as mães engajadas nessa corrente de amor e luta!

Reforço que JAMAIS serei contra algo que beneficie a população, e que sou TOTALMENTE sensível e a favor da causa. No entanto, em se tratando de administração pública, precisamos realizar os processos com zelo, transparência e, acima de tudo, respeito às leis – só assim poderemos assegurar o devido cuidado com tudo que, por direito, cabe à nossa população.

O importante, aqui, é que todos entendam que o motivo do veto ao projeto de lei em questão está totalmente alinhado com a questão jurídica, e isento de pessoalidades (o que jamais deve existir quando se trata do poder do povo). Muitos conhecem a minha trajetória de vida, os serviços prestados ao próximo, independente de cargo político, e todo o suporte familiar que, graças a Deus, sempre pude receber. E é toda essa experiência, juntamente com os valores adquiridos ao longo da vida, que embasam as nossas ações e nos fortalecem na nobre missão de servir ao povo florestano.

Forte abraço do amigo de sempre,
Ricardo Ferraz

Publicado em Opinião
Page 1 of 2

Nazaré do Pico é o 3º DSobreistrito de Floresta, no Estado de Pernambuco. Seu acesso é na rodovia PE-390 que interliga as cidades de Serra Talhada e Floresta. Nazaré fica a 54 km de Serra Talhada e 45 Km de Nazaré.

Galeria de Fotos